OBJECTIVO
Lançada em Fevereiro de 2022, a plataforma VIBRAÇOES se propõe a responder, de forma digital e integrada aos desafios ligados a Saúde Sexual e Reprodutiva que assolam adolescentes e jovens moçambicanos. Facilita aos jovens o acesso à informação correcta, actualizada e não preconceituosa a distância de um click, bem como aos serviços de saúde sexual e reprodutiva. O site, actualmente com mais de 30 mil visitantes, 118 páginas de conteúdos e mais de 500 mil pessoas alcanças em redes sociais cobre tópicos como corpo masculino e feminino, amor e relacionamento, sexualidade, gravidez, ITS, HIV e SIDA, contracepção, violência e álcool e drogas.
Com a criação desta plataforma espera-se, entre outros objectivos, contribuir para a redução do número de novos casos de ITS incluindo HIV, a erradicação da violência baseada no gênero, a erradicação de casos de gravidezes precoces e também ajudar os adolescentes e jovens a desfrutarem da sua vida sexual e reprodutiva de forma saudável, segura e responsável.
A plataforma VIBRAÇÕES foi concebida, por um lado, à luz da Abordagem de Cuidados Escalonados (Stepped Care Approach). Trata-se de um modelo de oferta escalonada de soluções que, apostando na complementaridade entre as várias soluções ou serviços, facilita a busca de informação e cuidados de saúde por parte de adolescentes e jovens, partindo de etapas meramente virtuais até às consultas presenciais em unidades sanitárias. Portanto, mais do que o acesso à informação, pretende-se aproximar este grupo populacional aos serviços juvenis de saúde sexual e reprodutiva tais como os SAAJ - Serviços Amigos dos Adolescentes e Jovens, o SMS Biz (implementado pela Associação Coalizão da Juventude Moçambicana) e Gabinetes de Aconselhamento e Testagem em Saúde da Universidade Católica de Moçambique (UCM), onde podem ser melhor atendidos, se sentirem seguros e confortáveis. Por outro lado, a criação de conteúdos para o website se alinha a uma abordagem positiva sobre saúde e direitos sexuais reprodutivos, que procura incorporar a perspectiva do prazer, desejo e satisfação sexual nas mensagens que apelem ao sexo seguro, a prevenção de ITS’s, incluindo HIV.
Refira-se que o VIBRAÇÕES é implementado de forma conjunta pela Associação Coalizão da Juventude Moçambicana e Universidade Católica de Moçambique.
PARCEIROS
Assessoradas pela Aidsfonds, University of Maastrich da Holanda e a University of the Witwatersrand da Africa do Sul. O mesmo resultou de um projecto financiado pela Nuffic e Aidsfonds e conta com o apoio do Ministério da Saúde, da Secretaria do Estado da Juventude e Emprego e do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano
